Bem vindo ao Manual de Instruções para atualização e manutenção do website Nutrico.

Para atualizar o website é necessário acessar o Dashboard (Painel Administrativo) que é reservado apenas para o amdinistrador.

Para acessá-lo, digite na barra de endereços do seu navegador o endereço abaixo:
http://www.nutrico.com.br/wp-admin

Você será direcionado à uma tela para informar seu login e senha.

Seu login: nutrico
Sua senha: *********

Após isto, você estará habilitado a atualizar e modificar completamente o website com um grande número de opções.

Confira abaixo as opções que recomendamos e que não irão interferir na estrutura no site. Para modificações mais profundas tais como modificar o design ou instalar novas ferramentas no website, pedimos que entre em contato com a Agência WBeck para que possamos juntos avaliar se será ou não necessário expertise dedicada.

Uma página é onde temos o conteúdo de um determinado assunto. As páginas podem ser adicionadas, excluídas ou editadas para fins de atualização. Se novas páginas são criadas elas devem ser adicionas ao menu. Inicialmente, a WBeck criou a estrutura padrão e funcional do mapa do site, com as páginas devidamente elencadas no menu, com submenu para preservar a aparência do site.

Para editar o conteúdo de uma página, siga os passos abaixo:

  1. Clique em PAGES.
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  2. Uma lista com todas as páginas aparecerão. Recomenda-se não excluir nenhuma das páginas para que o site e o menu continuem funcionando. Caso queria excluir ou adicionar, certifique-se de que não irá comprometer a estrutura do site. Caso tenha dúvida, entre em contato com a WBeck.
  3. Clique no título de uma das páginas que desejar editar ou atualizar. As páginas que compõe o site da Nutrico são: Nutrico Website (homepage), Sobre Nós, Serviços e Contato. A página “Dicas” não é uma página, mas um blog.
  4. O website da Nutrico faz uso da mais moderna tecnologia para inserção de conteúdo em plataforma CMS WordPress que se chama Visual Composer.  É através dele que se adiciona ou remove itens das páginas. Para o Blog, o procedimento é diferente.Confira abaixo o video que explica como trabalhar usando o Visual Composer.

     

  5. Após terminar de editar a página, clique em UPDATE para salvar a edição, e imediatamente a nova versão da página estará disponível online.manual-02

Para eventuais dúvidas, por favor entre em contato com a WBeck.

Estamos usando para a página Dicas o formato nativo de Blog porque é justamente nesta seção do website que irá receber atualizações contantes.

Para isto, o sistema de inserção, edição e exclusão de novas postagens (ou de novas dicas) é muito mais simples e rápido do que o empregado para a manutenção das páginas estruturais do website.

Cada Dica na página Dicas é na verdade uma postagem chamada Post. O website irá automaticamente exibir sempre os 03 Posts mais recentes na Homepage do site. Caso queria que um dos Posts esteja sempre visível na Homepage, podemos fixa-lo como permanente criando uma nova página só para ele ou atualizando a data de postagem para mais recente.

Quando houver mais de 03 Posts publicados, eles serão visíveis quando o visitante clicar no link Dicas no menu superior ou navegar na lista lateral enquanto estiver lendo uma das dicas. A página de Dicas exibe uma lista completa de todos os Posts, por ordem de publicação (os mais recentes estão acima, os mais antigos estão abaixo).

 

CRIANDO UMA NOVA DICA:

  1. Para criar uma Dica, clique em POSTS
  2. Uma lista com todos os Posts será exibido. Esta lista mostra tudo o que já foi criado na seção Dicas.
  3. Clique em Add New.
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  4. Uma tela mostrará um editor muito semelhante ao Word, onde você pode inserir texto, selecionar e apagar como um editor de textos tradicional. Acima, você tem um menu para inserir negrito, itálico, lista ordenada (como este que estou escrevendo agora), bullet points, citação, alinhamento à esquerda, centralizado e à direita, e um botão para inserir link. Clique na imagem para visualizar ampliado caso queira localizar com mais precisão a área destinada para escrever sua dica.
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  5. Os demais botões são funções específicas para o formato de blog, que podem e devem ser experimentadas, para tornar mais rico e interessante a diagramação de cada postagem.
  6. Para inserir imagens, clique em Add Media na parte superior do editor.
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  7. Clique em UPLOAD FILES para escolher do seu computador uma imagem que deseja inserir na dica. Depois clique em SELECT FILES e vanegue até o diretório onde estão suas imagens (que pode ser no seu HD ou direto da câmera fotografica). O website irá carregar (fazer upload) no servidor as imagens e elas estarão disponíveis em uma biblioteca virtual no seu servidor. A seguir, basta clicar no canto inferior direito em INSERT INTO PAGE.
  8. Na lateral direita, temos as opções de Categorias (CATEGORY), selecione a categoria desejada desta dica ou crie a sua própria. Categorias são usadas para organizar as dicas em grupos pelo sistema do website.
  9. Na lateral direita, temos as Palavras-Chave (TAGS). Insira palavras-chave que definem o conteúdo desta dica. Estas palavras-chave são usadas para facilitar os mecanismos de busca encontrarem esta sua página de dica.
  10. Ao término da edição, clique no botão PUBLISH para salvar e imediatamente tornar visível estas modificações online. Esta dica irá aparecer automaticamente na homepage do site.
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EDITANDO UMA DICA EXISTENTE:

  1. Para editar uma Dica, clique em POSTS
  2. Uma lista com todos os Posts será exibido. Procure a Dica que deseja editar e clique em seu título.
  3. Uma tela mostrará um editor muito semelhante ao Word, onde você pode inserir texto, selecionar e apagar como um editor de textos tradicional. Acima, você tem um menu para inserir negrito, itálico, lista ordenada (como este que estou escrevendo agora), bullet points, citação, alinhamento à esquerda, centralizado e à direita, e um botão para inserir link.
  4. Os demais botões são funções específicas para o formato de blog, que podem e devem ser experimentadas, para tornar mais rico e interessante a diagramação de cada postagem.
  5. Na lateral direita, temos as opções de Categorias (CATEGORY), selecione a categoria desejada desta dica ou crie a sua própria. Categorias são usadas para organizar as dicas em grupos pelo sistema do website.
  6. Na lateral direita, temos as Palavras-Chave (TAGS). Insira palavras-chave que definem o conteúdo desta dica. Estas palavras-chave são usadas para facilitar os mecanismos de busca encontrarem esta sua página de dica.
  7. Ao término da edição, clique no botão UPDATE para salvar e imediatamente tornar visível estas modificações online.

 

 

EXCLUINDO UMA DICA EXISTENTE:

  1. Para excluir uma Dica, clique em POSTS
  2. Uma lista com todos os Posts será exibido. Procure a Dica que deseja excluir e passe o mouse em cima do título da Dica
  3. Clique no link em vermelho TRASH.
  4. Pronto, a sua Dica foi para a lixeira e não irá mais aparecer na página Dicas e nem na Homepage.

Caso queira voltar atrás e reaver novamente a Dica excluída, navegue até a lista Trash e encontre a sua Dica ali, passe o mouse em cima e escolha o link que traz novamente esta Dica para a lista de Publicados.

 

 

ESCONDENDO UMA DICA EXISTENTE:

Esta é uma alternativa para não mostrar a Dica no website, deixando-a invisível. ao invés de excluí-la movendo-a para a lixeira, podemos tornar as Dicas visíveis ou invisíveis de acordo com a programação e a estratégia de comunicação. É muito útil para quem está redigindo a Dica e não quer que ela apareça inacabada no site.

  1. Para mudar a visibilidade de uma Dica, clique em POSTS
  2. Uma lista com todos os Posts será exibido. Procure a Dica que deseja tornar invisível e clique em seu título.
  3. No painel lateral direito, na aba Publish, clique em EDIT sob o termo Visibility e escolha PRIVATE.
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  4. Pronto, a sua Dica não irá aparecer na página Dicas e nem na Homepage. Ela existe mas não está acessível pelos caminhos oferecidos pela navegação ao visitante. É possível visitar esta Dica invisível através do link direto que o website cria. Quem possuir este endereço poderá visitar a página desta Dica normalmente. Para bloquear o acesso e torná-lo restrito, pode-se escolher a opção de protegê-lo com senha.